Como Aprendes

Outdoor Training

Os programas de outdoor training usam experiênciasde aventura realizadas na natureza para ajudar às pessoas a desenvolverem competências sociais, emocionais e cognitivas.Estes programas são tipicamente definidos pelo tamanho do grupo (os participantes trabalham tipicamente em pequenos grupos de15 ou menos elementos) e pelas atividades na natureza fora do ambiente habitual de trabalho e da sua zona de conforto (Bell, Holmes& Williams, 2010). Trata-se de uma técnica de aprendizagem experiencial na qual os participantes participam em atividades que têm por base desportos de aventura e modalidades de ecoturismo (Moreira &Munck, 2010).

Outdoor Learning

Kingsley, 2001

Coaching

É processo de treino personalizado e confidencial levado a cabo com um assessor especializado, o Coach, que pretende despertar o talento e os recursos do indivíduo, para incrementar ao máximo o seu rendimento pessoal e eliminar os obstáculos internos, através do estabelecimento de um plano de ação com metas e objetivos por si definidos.

Aprendizagem Cooperativa

A aprendizagem cooperativa pode definir-se como trabalho em grupo que se estrutura cuidadosamente para que todos os participantes interajam, troquem informação e possam ser avaliados de forma individual pelo seu trabalho, de tal modo que maximizem a sua própria aprendizagem e a dos outros colegas (Lopes & Silva, 2009).Aprender cooperativamente implica que na troca entre pares, na interação entre iguais e no intercâmbio de papéis, diferentes membros de um grupo ou comunidade possam assumir diferentes papéis (professor, aprendiz, pesquisador de informação, facilitador) em momentos diferentes, dependendo das necessidades. A cooperação envolve sinergia e assume que o todo é mais do que a soma das partes individuais.

Aprendizagem Experiencial

A aprendizagem experiencial está baseada na filosofia de unir a teoria à prática, captando mais atenção a participação ativa proporciona uma aprendizagem mais eficaz e duradoura, pois maneja os seus quatro elementos básicos: pensar, observar, fazer e sentir. Quando um participante assiste a uma palestra de forma passiva, o aproveitamento do conteúdo não passa de 5%, ao passo que pode chegar a 85% quando há uma participação ativa no processo, o que significa que a participação, a atividade, a vivência propiciam uma maior aprendizagem (Santos, 2012).

Metodologia Lúdico Criativa

A metodologia lúdico-criativa é uma metodologia que utiliza situações lúdicas de modo intencional, requerendo para tal um plano de ação que permita a aprendizagem de conceitos de uma maneira geral. Assume a finalidade de desenvolver habilidades, possibilitando ao participante a oportunidade de estabelecer planos de ação para atingir objetivos, avaliar e obter resultados.O lúdico não só favorece a aprendizagem como possibilita que sejam desenvolvidas a criatividade e a autonomia. Atividades lúdicas são indispensáveis para uma boa prática pedagógica e um elemento de inteiração social e propagação da cultural.

Se tiveres mais dúvidas entra em contacto connosco